Currículo de Oswaldo Baldin

Capixaba com 32 anos, Oswaldo Baldin dedica-se há 18 anos ao Montanhismo. Atua profissionalmente na atividade como Guia e Instrutor de Escalada em Rocha desde o ano de 2000, quando fundou a Planeta Vertical: primeira empresa especializada em Montanhismo no Espírito Santo.

Tem sua experiência acumulada com escaladas em diversos estados do Brasil e no Exterior. E aperfeiçoamento com Curso de Prevenção de Acidentes e Auto Resgate em Escalada – PAARE e Primeiros Socorros em Áreas Remotas.

No ES realizou clássicas ascensões como: o Pico do Itabira (Cachoeiro de Itapemirim), Cinco Pontões (Laranja da Terra), Frade e a Freira (Itapemirim), Três Pontões (Afonso Claudio), Pedra do Lagarto (Pedra Azul), entre outras.

Esta sempre descobrindo e conquistando novas vias/rotas de escalada nos mais variados estilos, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do esporte. Abriu dezenas de vias na Grande Vitória, tornando a região em um grande centro de ‘escaladas urbanas’. E conquistou diversas vias nas grandes paredes pelo interior capixaba,  como a maior via escalada do estado, com 800 metros em Itaguaçú.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jfV_FXH42Kw&feature=player_embedded[/youtube]

Realizou diversas escaladas nos estados do RJ, SP e MG. Em 2007 realizou uma trip na Argentina, escalando no Frey e Valle Encantado (importantes centros de escalada da América Latina). E em 2009 esteve escalando na Bolívia e no Perú.

Engajado com a criação das entidades que representam e desenvolvem o esporte, em 1998 foi Sócio Fundador e Diretor Técnico do Clube de Montanhismo do ES (CUMES). Em 2003 foi Sócio Fundador e fez parte do Conselho Gestor durante sete anos.

No cenário das competições participou de campeonatos de âmbito nacional entre os anos de 1999 e 2002, obtendo boas colocações como o 1º lugar no Campeonato CEB de Escalada em Boulder no RJ (1999).

Sempre se dedicou à organização de eventos no estado: Campeonato Iate de Escalada em Boulder (1999), Desafio Capixaba de Escalada (2000), Abertura da Temporada de Montanhismo no ES (1998, 1999, 2002 e 2005), 1ª e 2ª Copa Capixaba de Escalada em Boulder (2003 e 2004), Festival de Escalada do ES (2004 e 2009).

Em 2009 recebeu o ‘Título de Honra ao Mérito’, concedido pela Câmara de Vereadores de Vitória, pelo trabalho desenvolvido em prol do Montanhismo no Estado.

Atua com a produção de filmes de montanha. Seu filme ‘Com a Macaca’ – que aborda o potencial do Morro do Moreno – foi premiado como a ‘Melhor Direção’ na Mostra Competitiva Nacional, durante a 9ª Mostra Internacional de Filmes de Montanha, em 2009 no RJ.

Produz videorreportagens para o site Webventure, tendo como foco principal a divulgação do potencial do Espírito Santo para a prática do esporte.

http://vimeo.com/24240678

Mantém o Blog do Baldin, e escreve com freqüência para sites e revistas, sempre divulgando o potencial do Montanhismo no ES.

Durante seus anos de prática sempre teve o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da atividade. Em conseqüência dos diversos trabalhos realizados, sempre foi procurado pela mídia local e nacional, tendo realizado diversas reportagens.

Oswaldo Baldin tem o apoio das marcas: Conquista, Snake, Resseg, Camp e Cassin.

 

Voltar