Complexo de Viana

Uma boa opção de escalada esportiva em um lugar perto e tranquilo. Foto Oswaldo Baldin.

 

Este é um interessante setor de escalada esportiva da Região Metropolitana da Grande Vitória, reúne 39 vias, distribuídas em três setores denominados: Setor do Estacionamento, Setor Principal e Setor dos Namorados. Todos eles garantem escaladas em um gnaisse abrasivo. As vias são equipadas com chapeletas, outras com grampos, e todas elas contam com paradas duplas. 

 

Zero de caminhada de aproximação, vias lado a lado. Foto Sandro Souza.

 

No Setor dos Namorados é onde concentramos as possibilidades de vias para você desfrutar, escalando em uma falésia vertical, com bastante agarras, por uma rocha de grande aderência. São cinco vias, lado a lado, em que montaremos top rope para você escalar com total segurança, e em quais delas desejar: variam de 4º e 6º grau. 

 

Rocha bem abrasiva, o que torna sua aderência muito boa. Foto Sandro Souza.

 

  • Localização: Viana (30 km de Vitória, com trecho em estrada de terra).
  • Duração: Escaladas variadas, durando de 02 a 03 horas. O melhor horário é no período da tarde, que é quando a falésia fica na sombra. O encontro para a saída pode ser próximo à rodoviária de Vitória às 07 horas, ou à combinar. O carro estaciona embaixo da falésia, eliminando caminhada de aproximação. 
  • Valor: 150,00 para 1 pessoa / 270,00 para 2 pessoas. Para mais pessoas descontos adicionais podem ser aplicados.
  • Observações: Você deverá levar seu kit individual de equipamentos de escalada (veja aqui), mas se não tiver podemos disponibilizar. Leve também repelente, esparadrapo, e aconselhamos o uso de calça. O transporte até o local pode ser no seu carro ou no carro do guia, dividindo os custos. 

 

 

Para maiores informações e agendamento entre em contato conosco através do whatzapp (27-99720-8603) ou preencha o formulário abaixo.

 

 

Este local se mostra como um dos mais promissores para o desenvolvimento da escalada esportiva na região. Abriga três setores com escaladas em um granito de grande aderência. As vias são verticais com média de 20 metros, e graus entre 4º e 8c. Possui também fendas para móvel e boulders. Clique aqui e saiba mais.

 

O “Setor Principal” é o mais procurado. Uma falésia de grandes proporções, com 25 metros de altura por cerca de 200 metros de largura. A parede é vertical, rocha aderente e bem abrasiva, muitas agarras e batentes que resultam em vias grandes e de continuidade. No Primeiro Andar do setor as principais são: “Marolive 7c” e “Narubleiser 7c”. O Segundo Andar tem as vias mais fortes, sendo as clássicas “Twist Carpado 7b”, “Priapismo 8a” e “Nomenclatura 8b”. No Terceiro Andar estão três vias mais fáceis, sendo a “Mi Aprendi 5º” a mais procurada.

 

Próximo ao local onde e deixado o carro fica o “Setor do Estacionamento”. Nele a rocha é menos abrasiva, e também conta com vias de qualidade como: “Myopia 7b”, “Aprendiz de Lenhador 8b/c”, e “Porkildis 5º”. A falésia tem ainda duas fendas para escalada em móvel, com a via “Lembranças do Gaúcho 6º”, e uma mega fenda em diagonal de 30m: “Morcegos me Mordam 7c”.

 

Outro setor é o “Namorados”, com as vias mais fáceis do Complexo de Viana. São quatro rotas girando em torno de 4º grau, verticais, com grande agarras, e 20 metros. A uma delas é possível estender, escalando pela “Fim de Namoro 6º”, resultando em 40 metros de escalada muito interessante. A direita desta pedra ainda tem o “Setor dos Solteiros”, com duas vias mais fortes.

 

Estas vias do setor namorados são ótimas opções também para quem não escala e quer ter sua primeira experiência com o esporte. Consulte-nos e saiba mais.

 

Os setores do Estacionamento, namorados e Solteiros ficam na sombra no período da manhã. E o Principal fica completamente em sombra durante a tarde. Sendo assim o Complexo de Viana é uma ótima opção para escalada durante todo o dia. E um riacho propício a banho completa o lugar. E na sua margem tem diversos boulders, dos mais variados graus de dificuldade. Confira abaixo alguns vídeos de boulder em Viana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Voltar

Deixe um comentário


})