Monte Serrat

Parte inicial da via Capela, a única escalada em Aracruz. Foto Naoki Arima.

 

Aracruz é um município muito procurado por suas praias, mas uma elevação bastante conhecida na região também chama a atenção: o Monte Serrat. O local abriga uma capela no alto, acessado por uma trilha, do seu topo tem-se uma ampla vista de parte do litoral. A parede frontal do Monte Serrat abriga a única escalada do município.

 

Na terceira enfiada é onde estão os lances mais técnicos. Foto Raul Rothschaedl.

 

É pela via “Capela, 4º V E2/E3 D1” que escalaremos o paredão do Monte Serrat. A via pode ser dividida em duas partes, a primeira – até o platô de vegetação – mais fácil e a segunda mais técnica. Há predominância de agarras em cristais, mas a via também possui algumas passadas em aderência. Ela é finalizada próximo ao início da vegetação que encobre a parte superior da montanha. Pode-se rapelar pela via deste ponto ou, se embrenhar no mato caminhando (sem trilha) até o cume, de onde se tem uma grande amplitude de visão do litoral norte capixaba, e é onde existe uma capela. Do cume é possível descer caminhando (30 minutos) facilmente por trilha/escadaria.

 

A capela no alto do Monte Serrat foi construída em 1931. Foto Naoki Arima.

 

  • Localização: Aracruz (80 km de Vitória, com pequeno trecho em estrada de terra)
  • Duração: Escalada de 03 a 04 horas. A parede tem incidência de sol durante todo o dia, portanto o melhor horário para a escalada é no período da manhã. O encontro para a saída pode ser próximo à rodoviária de Vitória às 06 horas, ou à combinar. A aproximação é fácil, por área de pastagem plana, por aproximadamente 15 minutos. 
  • Valor: 300,00 para 1 pessoa / 540,00 para 2 pessoas. 
  • Observações: Você deverá levar seu kit individual de equipamentos de escalada (cadeirinha, sapatilha, capacete, fita solteira, 2 cordeletes, 4 mosquetões com trava e ATC, e mais lanterna de cabeça e anoraque), mas se não tiver algum dos itens podemos disponibilizar sem custo adicional. Todos os valores mencionados acima correspondem ao guia viajando no carro do participante a partir de Vitória e sem custo, caso o participante não possua transporte próprio, deve-se adicionar mais R$ 800,00 (ou R$ 40,00 para cada participante) para ir no carro do guia.

 

 

Para maiores informações e agendamento entre em contato conosco através do whatzapp (27-99720-8603) ou preencha o formulário abaixo.

Voltar

Deixe um comentário


})