Monte Serrat

Aracruz faz parte da região norte do litoral capixaba. Além de belas praias, o município tem também: montanhas! E a mais conhecida é o Morro do Pelado, que também recebe o nome de Monte Serrat, onde existe uma via tradicional muito agradável de ser escalada, com 230 metros de extensão.

Este nome originou-se quando em 1931 o Sr. Osvaldo Baiano construíu lá no alto a Igreja de Nossa Srª de Monte Serrat, e assim a montanha ficou mais conhecida e passou a receber muitos visitantes que sobem até o topo, de onde se tem um visual fantástico da região.

A caminhada de aproximação até a via é super tranquila: um pasto plano que passa por entre muitos blocos. A via segue a linha óbvia e mais comprida da parede, com uma rocha repleta de cristaizinhos e de boa aderência. A primeira parte da via tem duas enfiadas mais tranquilas (4°) e termina em um grande platô. A parte supoerior da via é onde tem o trecho crux, com escalada técnica em pequenas agarras (5°). A via tem 2230 metros, e quiando termina é preciso fazer uma caminhada na mata superiro da montanha para chegar ao topo, ond etem o livro de cume e a capela. A descida é feita caminhando por detrás da montanha, por uma trilha que tem alguns trechos com degraus que foram construídos a mais de 70 anos, na época da construção da capela.

O acesso é pela pela BR 101 norte até  Aracruz (80km de Vitória). No centro da cidade existe um trevo onde deve pegar para esquerda com destino ao distrito de Guaraná. Depois de uns 6 km por esta estrada existe o portal de entrada do Monte Serrat (à esquerda). De lá é só seguir por mais 2km de estrada de chão em direção à montanha.

Entre em  contato conosco e marque sua escalada. Para obter maiores informações preencha o formulário abaixo:

Voltar

Deixe um comentário