Morro do Penedo

Uma grande pedra com 136 metros de altura, que surge de dentro da baía de Vitória. Na sua face frontal fica a “Via Vitória, 4º A1 (6º) 140m”. Uma  escalada histórica, conquistada em 1951.  Do cume do Penedo tem-se um belo visual da Grande Vitória.

Localizado nas proximidades do Porto de Capuaba, possui 136 metros de altitude. Imponente, compõe um dos mais belos cenários da baía de Vitória, inclusive podendo ser observado durante a noite devido a iluminação que o destaca. Apesar de toda maravilhosa face rochosa desta pedra está voltada para Vitória, o Penedo pertence ao município de Vila Velha.

Para escalar a “Via Vitória” é preciso atravessar a baía de barco, às remadas do Sr. Agnaldo, morador e guardião do Penedo a mais de 30 anos. Desembarcando é preciso começar subindo por uma rampa. Mais acima a via realmente começa, em lances de 4º e 5º em meio a alguns gravatás. Na sua metade tem algumas passadas em artificial em cliff, que pode ser feito também em livre. Ao final da parte mais técnica da via a parada é em um grande buraco. O final é em costões com até o cume.

Outra opção de subida no Penedo é pelo grande costão lateral, com 200 metros de extensão. A subida dele tem trechos com vegetação, e o final (15m) é em uma rampa de 2º grau. Esta é uma ótima opção para quem quer ter uma experiência com escalada, e ainda, em um belo cartão postal. E na parte frontal também existe outra via de acesso ao cume, a ‘Plano de Manejo, 5° VI A0 – 165m. Já a melhor opção de descida é por um  cabo de aço na parte detrás da montanha.

 

Assista ao vídeo da escalada do Penedo pela “Via Vitória”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=kZmo_vuZyU0[/youtube]

Entre em  contato conosco e marque sua escalada. Para obter maiores informações preencha o formulário abaixo:

Voltar

Deixe um comentário