Pico da Bandeira – Caparaó/MG

Vamos para o cume da terceira montanha mais alta do Brasil: o Pico da Bandeira! Em uma aventura inesquecível, cercada de cenários com muitas belezas naturais, e caminhada em noite de lua cheia para assistirmos a um espetacular nascer do sol à 2.892 metros de altitude.

.

Nascer do sol no cume do Pico da Bandeira: um espetáculo da natureza!

Nascer do sol no cume do Pico da Bandeira: um espetáculo da natureza!

.

O Parque Nacional do Caparaó (Parna Caparaó) está englobado entre as divisas dos estados do ES com MG. Possui como maior atração o Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país. mas abriga também outras grandes elevações, como o Pico do Calçado com 2.849 metros e o Pico do Cristal, com 2.770 metros. O parque abriga também diversas cachoeiras, piscinas naturais, vales e campos de altitude. O local atinge temperaturas baixas, principalmente no período do inverno, que é época de alta temporada e a que o parque é mais visitado.

.

Um dos muitos visuais incríveis proporcionados ao longo das trilhas do Caparaó.

Um dos muitos visuais incríveis proporcionados ao longo das trilhas do Caparaó.

.

  • Próxima Data:  08 e 09 de Julho -> Temos poucas vagas!
  • Localização: Alto Caparaó, MG (290 km de Vitória)
  • Saída: 07/07 (sexta) às 23:00 da Praça dos Namorados (Praia do Canto, Vitória)
  • Retorno: 09/07 (domingo) com chegada prevista em Vitória (Praça dos Namorados) às 21 horas

.

  • Valor:  À vista com desconto para os 10 primeiros (até o dia 15/05): 380,00

.                  À vista com desconto até o dia 31/05: 385,00

.                  À vista à partir do dia 01/06 ou parcelado (em qualquer data): 395,00

  • Inscrição: Pagamento à vista por depósito ou transferência: Banco Bradesco / Agência: 0414-6 / Conta Corrente: 0069841-5 / Favorecido: Oswaldo Cruz de Almeida Jr. Para DOC nos solicite o CPF.

.                       Pagamento com cartão de crédito (podendo parcelar) via o PagSeguro:

.

  • Importante: Após realizar o pagamento nos informe por e-mail (contato@planetavertical.com.br): só assim sua vaga estará reservada. Em seguida passaremos informações detalhadas sobre o roteiro.
  • Observação: O roteiro será realizado mediante o mínimo de 10 inscritos.

 

Caminhada noturna rumo ao cume da terceira montanha mais alta do Brasil.

Caminhada sob à lua cheia, em uma aventura noturna rumo ao cume.

.

  • INCLUSO:

.     – Transporte (Vitória x Alto Caparaó x Vitória) em veículo modelo Sprinter com ar-condicionado, reboque fechado para as bagagens, TV e DVD;

– Taxa de entrada no Parque Nacional do Caparaó (para 02 dias);

– Taxa de pernoite no Parque Nacional do Caparaó;

– Traslado de Jipe e/ou Sprinter (portaria x camping da Tronqueira x portaria);

– Café da manhã no sábado (na cidade de Alto Caparaó);

– Almoço no domingo (na cidade de Alto Caparaó);

– Acompanhamento de 02 experientes condutores durante todas as atividades (condutor com mais de 10 ascensões ao Pico da Bandeira);

– Seguro pessoal (EcoTrip) durante 02 dias;

– Visitação à cachoeiras e piscinas naturais do entorno da Tronqueira;

Camping na Tronqueira;

– Caminhada noturna de 9 km ao Pico da Bandeira (para o nascer do sol);

– Temos condutor bilíngue: inglês e espanhol;

– Empresa com 17 anos de experiência no mercado e com Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura certificado pela ABNT.

.

  • NÃO INCLUSO: Alimentação fora as citadas acima e material de camping (barraca, saco de dormir, isolante térmico, etc.).

 

Os primeiros raios de sol visto do Pico da Bandeira.

Os primeiros raios de sol visto do alto da terceira montanha mais alta do Brasil.

 

PROGRAMAÇÃO:

Saída de Vitória: Na sexta (07/07) às 23 horas da Praça dos Namorados em Vitória.

Chegada em Alto Caparaó-MG:  A previsão de chegada é por volta das 06 horas do sábado (08/07). Na cidade tomaremos o café da manhã (incluso no pacote). Em seguida vamos de Sprinter até a portaria do Parque Nacional do Caparaó.

Subida até a Tronqueira: Na Sprinter subirão os participantes, e de jipe as bagagens, por um percurso de estrada de terra (cerca de 30 minutos). Na área da Tronqueira serão armadas as barracas. O local possui banheiros e mesas. O almoço será feito de maneira comunitária (mas cada um leva a sua alimentação) em fogareiros. No período da tarde serão feitas visitas à cachoeiras e piscinas naturais do entorno da Tronqueira: aos corajosos em encarar o purificante banho gelado, leve roupa de banho. A janta será no mesmo formato do almoço, e em seguida pausa para um descanso em suas barracas para a grande aventura que estará pro vir!

Rumo ao Terreirão: Às 23 horas começaremos os preparativos para a caminhada noturna, sob a lua cheia. A primeira etapa rumo ao Pico da Bandeira consiste em atingirmos o Terreirão (4,5 km), à 2.370  metros de altitude. O ritmo de toda a caminhada será de forma a proporcionar um melhor bem estar para o grupo como um todo. Na Tronqueira faremos uma breve pausa para descanso e repor a água dos cantis.

Partindo para o espetáculo: Nossa caminhada segue, e o destino agora é o cume do Pico da Bandeira! Subiremos em um ritmo que será moldado de forma à chegar no cume o mais próximo possível do horário em que o sol nasce, pois o frio lá em cima é grande. Com os primeiros raios de sol a temperatura aumenta, e com ele a euforia toma conta, ao presenciar um momento incrível:  o nascer do sol à 2.892 metros de altitude.

Volta para casa: Iniciaremos a caminhada de retorno do cume após sessões de fotos e contemplações. Chegando à Tronqueira, momento para um café da manhã (não incluso) e logo em seguida a desmontagem das barracas. Por volta das 11 horas embarcaremos em nosso carro (Sprinter) e desceremos até a cidade de Alto Caparaó, onde almoçaremos em um restaurante (incluso no pacote). Às 14 horas iniciaremos a viajem de retorno à Vitória, com chegada na Praça dos Namorados prevista para as 21 horas.

.

Camping na Tronqueira.

Camping da Tronqueira: momento de interatividade e preparativos para a caminhada noturna.

.

OBSERVAÇÕES:

  • O participante deverá levar: barraca (ou combinar de dividir com alguém), saco de dormir, isolante térmico, lanterna (preferencialmente de cabeça).
  • Temos para alugar: Saco de dormir (R$ 25,00) e isolante térmico (R$ 15,00). Faça a sua reserva com antecedência!
  • Sobre a vestimenta: A temperatura à noite pode variar de 10º à -5º, portanto é preciso estar muito bem agasalhado! Recomendamos roupas (blusa de manga comprida e calça) de fleece e/ou segunda pele (ou moletom), e também anoraque (casaco impermeável, se não tiver, pelo menos uma capa de chuva). E também luvas, gorro e meias. Para a trilha leve uma mochila pequena (de ataque, até 30 litros), e para a viajem uma mochila cargueira ou mala, visto que o carro vai até a área de camping.
  • Sobre a alimentação: Sugerimos que o participante leve lanches (sanduíche, barra de cereal, frutas secas, isotônico, etc.) para consumir na trilha (ida e volta). Na sábado o almoço e o jantar será no camping, sendo aconselhável que leve fogareiro (se não tiver podemos dividir),  panela, talheres, prato e caneca (de plástico), e recipiente (cantil) para transportar água.

 

No alto do Pico da Bandeira, à 2.892 metros de altitude.

No alto do Pico da Bandeira, à 2.892 metros de altitude.

.

Saiba mais:

Fotos: Naoki Arima

.

Para tirar suas dúvidas ou, deixar um depoimento sobre sua participação nesse roteiro, preencha o formulário abaixo. Agradecemos pelo contato!

Voltar

5 Comentários para “Pico da Bandeira – Caparaó/MG”

  1. André Cortez disse:

    Gostaria de parabenizar a este grupo que visitou o parque no dia 12 e 13 de outubro pela educação, organização e respeito principalmente com o parque e saber que esses tem a consciência de um turismo sadio e limpo. Não deixando nada além das fotos e uma grande amizade. Aqui vai um abraço de André e Jacy, guardas federais do Parque Nacional de Alto Caparaó. Parabéns! André Cortez

  2. Samantha Berger disse:

    Tudo começou após uma conversa no horário de almoço e um pequeno grupo resolveu fazer rapel nomorro do moreno, mas não conheciamos ninguém que fosse profissional no ramo. Ai fomos para net e através do Google achamos o Planeta Vertical. E de cara, observando o site, percebemos o comprometimento da equipe em fornecer lazer e emoção para todos que querem se aventurar, sendo eles aventureiros de primeira viagem ou não. Então fomos descer o Morro do Moreno. A equipe: Oswaldo, Renan e Marcos foram excelentes desde a instrução até no modo como conduzir os nossos medos; sempre esclarecendo dúvidas e nos proporcionando esses momentos maravilhosos numa cidade pouco explorada turisticamente falando. Durante nossas conversas até o momento da subida oa morro, comentamos que tínhamos vontade de ir ao Pico da Bandeira, e o Oswaldo falou que iriam no feiradão do dia das crianças ….. hum …. a vontade era enorme mas não tinha material nenhum (barraca, isolante, térmico, saco de dormir, ….. nada mesmo). Fiquei duas semanas com aquilo na cabeça. Quando me decidir ir, entrei em contato e as vagas tinham sido encerradas. Pronto, mais um feriadão em casa sem fazer nada ….. eis que na véspera da viagem recebo a informação que haviam surgido 2 vagas, então tentei entrar em contato com o organizador, e nada …. liguei diversas vezes e nada … como durmo essa noite … sabendo que tinha a vaga mas não sabia se podia mesmo ser confirmada a minha presença ….. não dormi …. as 6h da manha entro no facebook do Planeta Vertical para saber se poderia ir ou não … e nada …. o nervosismo tomava conta, a adrenalina cada vez mais aumentava ….. ate que consegui a resposta… SIM, eu vou ao Pico da Bandeira …. Ali, a caminho dessa viagem fui conhecendo um grupo de pessoas de Colatina, e outros Lugares como Jaguare por exemplo… que pessoas maravilhosas, animadas, divertidas … dessa vez fomos guiados pelos instrutores Renan e Hermes …. não sei dizer quem é o mais comico dos dois … como riamos com eles …. e tudo ia correndo super bem …. até que, já lá no Terrirão, barracas armadas, almoço pronto, e banho tomado …. CHUVA….. e que chuva, trovão e raios …. ficamos todos dentro de um comodo que foi cedido pelos responsaveis pelo parque do Caparaó, e ali podemos, através de brincadeiras de perguntas e respostas conhecermos uns ao outros de uma forma mas detalhada …. foi muito bom o convivio com todos eles … desde o começo até sempre, pois todos eles, nao excluindo ninguem, se tornaram especiais na minha vida … num momento de superação de todos …. uma frase que não sai da minha cabeça e foi dita por um dos instrutores e que é perfeita para todos momentos da nossa vida foi que Ninguem é tão fraco, que não possa ajudar e nem tão forte, que não possa ser ajudado …. de uma forma ou outra todos nós ajudamos uns aos outros…. e fica aqui meu registro e compromisso firmado …. eu me tornei uma aventureira e sempre que puder, em todos roteiros participarei ….. vocês, Planeta Vertical, me conquistaram de verdade … e levarei sempre mais um comigo em todos estes momentos inesquecíveis. Obrigada.

  3. Lilian Santos disse:

    Essa foi a minha 3º subida ao Pico da Bandeira e cada uma delas, tenho histórias diferentes para contar. E com certeza essa 3º foi a mais completa e a mais prazerosa. Obrigada equipe do Planeta Vertical por compartilhar momentos mágicos com vocês. Agradecimentos em especial para os monitores Hermes e Renan, sem eles, ficaria muito difícil completar a nossa “escalaminhada” até o Pico. São pessoas extremamente profissionais, cuidadosas, responsáveis, simpáticas e acima de tudo pacientes. A integração do grupo foi total. Enfim, pesar de ser uma caminhada difícil, com eles, ela ficou segura, alegre e descontraída.

  4. Planeta Vertical,
    Gostaria de agradecer pela organização, em especial ao Hermes e ao Renan que foram essenciais para o êxito de nossa conquista! A forma como foi conduzida, o preparo da equipe, as dicas, o companheirismo e profissionalismo foram imprescindíveis para que nosso grupo superasse todas as dificuldades.

    Não tenho palavras que possam descrever a imensa felicidade e a sensação de superação pessoal por ter conseguido vencer tantos obstáculos! Será uma lembrança para toda vida!

Deixe um comentário